quinta-feira, 7 de abril de 2011

BELÉM/PA: Paysandu joga bem, mas perde para o Bahia: 2 a 1

07.04.2011

Paysandu joga bem, mas perde para o Bahia: 2 a 1


Paysandu joga bem, mas perde para o Bahia: 2 a 1 (Foto: DOL)
Paysandu joga bem, mas perde para o Bahia: 2 a 1 (Foto: DOL)

Não deu. O Paysandu levou dois gols no primeiro tempo, fruto de falhas do seu setor defensivo. No segundo, até que o Papão cresceu na partida, fez um gol, mais foi desclassificado da Copa do Brasil 2011. Os bicolores perderam por 2 a 1 para o Bahia, na noite desta quarta-feira (6), no estádio Roberto Santos, em Salvador, e continuam sem quebrar o tabu de nunca passar da segunda fase da competição nacional.

O Paysandu entrava em campo disposto a acabar com a triste sinarde nunca ter avançado para a terceira fase da Copa do Brasil. Para isso, o técnico Sérgio Cosme fez uma mudança que poucos esperavam. Sacou o garoto Billy, para a entrada do experiente Vanderson, dando mais proteção no setor defensivo. Por outro lado, o treinador deixou a ‘teimosia’ de lado e escalou o time com mais ofensividade, colocando Heliton para jogar no ataque com Rafael Oliveira, no lugar do expulso Mendes.

Já o Bahia vivia momento conturbado. Torcida e diretoria não estavam muito satisfeitos com o comando do ex-bicolor Vagner Benazzi, que perdeu a última partida no Campeonato Baiano. Nos bastidores, já se fala que Joel Santana - com passagem recente pelo Botafogo (RJ) -, assumiria a equipe nesta quinta-feira (7), independente do resultado do jogo. A situação deixou Benazzi bastante inconformado.

1º TEMPO:

E era dessa instabilidade interna que o Paysandu deveria se aproveitar. E se aproveitou. Nos primeiros 10 minutos, o Bahia era um time acuado e desorganizado. Por outro lado, o Papão fazia uma das suas melhores partidas no ano. Marcava com primazia e saia no contra-ataque com perfeição. Aos nove  minutos, o meio-campo Alex Oliveira chutou, a bola desviou na zaga e quase entra, o que seria um gol contra. Dois minutos depois, Rafael Oliveira recebeu sozinho, livre, mas chutou truncado, com a bola indo para escanteio.
Com 17 minutos, o lateral-direito Sidny chutou de fora da área, mas sem grande perigo. Mas, o lateral-esquerdo Elton Lira, que fazia uma excelente partida, fez uma falta boba, um carrinho dentro da área bicolor. 

Pênalti bem marcado pelo árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira. Atacante Souza cobrou, aos 30 minutos, deslocando o goleiro Alexandre Fávaro: Bahia 1 x 0 Paysandu. A partir daí, só deu os donos da casa, que conseguiram ganhar as ações no meio-campo e pressionar. Aos 37, o lateral-esquerdo Dodô errou o chute e perdeu o segundo gol.

Porém, aos 41 minutos não teve jeito. A bola foi cruzada na área, desviou no zagueiro e sobrou livre para o atacante Souza, que não desperdiçou: Bahia 2 x 0 Paysandu. Incrível como o bicola sentiu o primeiro gol e não conseguiu mais chegar ao ataque. Meio-campo Alex Oliveira foi figura nula em todo o decorrer do embate. E o resultado do embate marcou a vitória dos donos da casa.

2º TEMPO:

Na volta do intervalo, nenhuma mudança nos dois times. Entretanto, com sete minutos, Cosme sacou o meio-campo Alex Oliveira, que fez um jogo bastante ruim, para a entrada do atacante Zé Augusto. Dessa forma, os visitantes, teoricamente, jogariam com três jogadores de linha de frente. Meio que sem querer, a mudança surtiu efeito. Aos 10 minutos, o lateral-direito Sidny chutou cruzado, o atacante Zé Augusto desviou, diminuindo: Bahia 2 x 1 Paysandu.

Com o gol, as esperanças da torcida do Papão se renovava. Mas o Bahia era perigoso quando se aproveitava dos erros na defesa alvi-azul. A situação do Paysandu começou a ficar melhor ainda quando, após confusão, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira expulsou o volante Helder e deu cartão amarelo para Rafael Oliveira. Porém, quando todo mundo esperava que Sérgio Cosme fosse colocar o argentino Martin Cortes, quem entrou em campo foi o volante Sandro Goiano, no lugar de Alisson.

A partir daí, o Bahia começou a fazer a famosa ‘cera’, segurando o jogo nos dez minutos finais. O Paysandu conseguiu maior posse de bola, mas não tinha a objetividade necessária para empatar. Faltou pouco para o gol de empate, mas ele não saiu. Final de partida: Bahia 2 x 1 Paysandu. (Gustavo Pêna, DOL)

Ficha Técnica:

Bahia: Omar, Marcos, Thiego, Titi e Dodô (Gabriel); Marcone, Helder, Boquita e Camacho; Zezinho (Maranhão) e Souza (Rafael).
Técnico: Vagner Benazzi.


Paysandu: Alexandre Fávaro; Sidny, Hebert, Ari e Elton Lira (Marquinhos); Alexandre Carioca, Alisson (Sandro Goiano), Vanderson e Alex Oliveira (Zé Augusto); Rafael Oliveira e Heliton.
Técnico: Sérgio Cosme.

Local: Estádio Roberto Santos (Pituaçu) – Salvador (BA)

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP).

Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Thiago Gomes Brígido (CE). Trio aspirante à FIFA.

Cartão amarelo: Ari, Alisson e Vanderson (PSC); Zezinho, Helder e Marcos (Bahia).
 
Cartão vermelho: Helber (Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário