segunda-feira, 25 de abril de 2011

MARITUBA/PA: Pedreiro é morto a pedradas e tijoladas

25.04.2011

Pedreiro é morto a pedradas e tijoladas

Pedreiro é morto a pedradas e tijoladas (Foto: Celso Rodrigues)
Erick e Jucelino confessaram o crime na Seccional de Marituba (Foto: Celso Rodrigues)

Um crime brutal foi registrado na madrugada de ontem na seccional de São Brás. Por volta de 2h de ontem, o pedreiro Ivo Elias Lameira Santiago, 33 anos, voltava para casa quando foi abordado por dois homens na quadra 18, do bairro Nova Marituba.

Erick Murilo da Silva Pereira, 21 anos, conhecido como “Panda”, e Jucelino Marques Ferreira, 21, o “Jô”, queriam dinheiro da vítima e, como Ivo não tinha, acabou morto a pedradas e tijoladas pela dupla.

Os acusados foram presos pouco tempo após o crime de latrocínio, pois roubaram a bicicleta, um par de sandálias e a calça que Ivo Elias trajava. Erick e Jucelino foram presos em suas residências e a princípio negaram a autoria do homicídio. Mas foi a presença do pai de Erick na seccional de Marituba que fez com que o acusado confessasse o crime.

A morte de Ivo Elias ocorreu quando ele retornava da casa da mãe, no bairro Novo Horizonte. Ele havia ido até a residência buscar a peça de um armário que estava montando na casa onde estava morando com a esposa, Luciane Nonato Gonçalves.

MUDANÇA

Ele estava fazendo a mudança da casa onde morava para a nova residência de bicicleta. Na última viagem, decidiu visitar a mãe, Raimunda Nonata. “A mãe ainda orientou ele para ir embora, porque aquela área é muito perigosa à noite”, relatou um amigo da vítima.

No trajeto de volta, Ivo foi abordado por Erick e Jucelino. Luciane Nonato Gonçalves acredita que eles queriam dinheiro de Ivo, mas como ele não tinha decidiram matá-lo para roubar os objetos.

Os acusados fugiram logo após matarem Ivo. “Eles sempre pediam dinheiro, pediam cigarro pra ele. Meu marido era bacana, bom com todo mundo. Não sei por que ele ainda foi para um bar beber com os amigos e aconteceu isso”, dizia Luciane.

O soldado Paraguassú, da 18ª ZPol, informou que foi a própria Luciane que ajudou na prisão dos acusados. Ele foi até o local do crime e recebeu informações sobre as características dos assassinos. Pela descrição, a vítima reconheceu Panda e Jô e revelou onde eles moravam.

PRISÃO

Erick Murilo e Jucelino foram presos enquanto dormiam em suas respectivas residências. “Eles já haviam tentado ferir a vítima há algum tempo com uma faca. Esse Panda é perigoso, não vale nada. Ele já tem duas passagens aqui na seccional”, afirmou o soldado.

CONFISSÃO DE AUTORIA

Conduzidos à seccional de Marituba e apresentados ao delegado Eliezer Machado, Erick e Jucelino negaram envolvimento na morte de Ivo Elias. Foi a presença do pai de Erick no local que levou o acusado a confessar.

O pai de Erick, que não se identificou, estava bastante decepcionado com o filho e, ao conversar com ele, ouviu a confissão.

“Eu te peço perdão. Eu errei e te peço perdão. Se o senhor não me perdoar, eu vou entender. Mas peço perdão”. Foram as frases ditas por Erick Murilo ao ver o pai entrar na sala onde estava preso e algemado. O pai do acusado respondeu ao filho. “Segura aí. Quem mandou você fazer isso? Fizestes besteira e vais ter de pagar (na Justiça)”. O pai de Erick, meio desconcertado e abalado com a prisão do filho, beijou-lhe o rosto e foi embora.

Ao ver o pai saindo da sala, Erick aparentemente perdeu o controle emocional e desabafou. “Vou pagar, pai. Vou pagar, mas te peço perdão. Não queria fazer isso, mas eu matei para não morrer. Se eles (familiares de Ivo Elias) fizerem algum mal à minha família, meu pai, minha mãe, minha sobrinha, prefiro morrer…”.
Erick confirmou em depoimento ao delegado Eliezer Machado a participação de Jucelino na morte de Ivo. “Fomos nós dois. Ele estava comigo. Eu matei ele porque não aguentava mais essa perseguição. Ele passava no conjunto e me ameaçava, vivia tirando barato com a minha cara.”

REAÇÃO

Luciane, que se encontrava na sala de depoimento, ao ouvir a confissão de Panda, não segurou a emoção. “Dá cadeia tu vai para o inferno! Meu marido era trabalhador. Todo mundo gostava dele”. Ivo Elias vivia há oito meses com Luciane.

Após a confissão de Erick, o delegado Eliezer o autuou em flagrante junto com Jucelino pelo crime de latrocínio. Os dois permanecerão presos à disposição da Justiça.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário