sábado, 14 de maio de 2011

Manaus tem mais de duas mil tampas de bueiro roubadas

14.05.2011.

O problema apresenta risco à pedestres e motoristas, e não tem prazo para ser solucionado

Marina Souza - portalamazonia@redeamazonica.com.br


Bueiro destampado na Avenida Comendador Clementino, centro de Manaus, congestiona o trânsito (Foto: Marina Souza/ Portal Amazônia)

MANAUS – Cresce o número de bueiros sem tapa em Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), cerca de duas mil peças foram roubadas apenas neste ano. O problema apresenta risco à pedestres e motoristas, e não tem prazo para ser solucionado.

A Seminf informou ao Portal Amazônia que o problema acontece em todas as zonas da cidade. Segundo a pasta, pessoas roubam as tampas – feitas de concreto e revestidas de ferro puro – para retirar o metal. O ferro seria utilizado para fabricação de telhas. Questionada se o problema não seria resolvido por fiscalização, a Assessoria da Seminf diz ser impossível fiscalizar os locais com bueiros por não ter câmeras em toda a cidade.

Motoristas reclamam de problemas causados por bueiros destampados. De acordo com o gestor do Twitter @TransitoManaus, Luiz Eduardo Leal, cerca de dez pessoas questionam os casos por semana. Os mais citados são os bueiros localizados no viaduto próximo ao Amazonas Shopping, na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus, e na Avenida Constantino Nery, próximo ao Olímpico Clube. “Um bueiro sem tampa pode causar graves acidentes no trânsito, além de atrapalhar o fluxo, principalmente em horários de pico”, ressalta Leal.

O problema também oferece riscos a pedestres. Na última terça-feira (10), um homem caiu em um bueiro destampado no cruzamento das Avenidas Comendador Clementino e Ayrão, Centro da capital.

A Prefeitura de Manaus informou que licitação para reposição das tampas já está em trâmite. Os bueiros serão tampados somente após elaboração da licitação e escolha da empresa responsável pela obra. Não há previsão para divulgação do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário