quinta-feira, 23 de junho de 2011

MARABÁ/PA: Sessenta são detidos em invasão de fazenda em Marabá

23.06.2011.


Cerca de sessenta pessoas foram detidas na sede de uma fazenda no município de Marabá, sudeste paraense,  acusados de vandalismo e de fazer funcionários reféns. Com o grupo a polícia apreendeu três espingardas, munição, um revólver calibre 38 e algumas armas brancas. O grupo não tem nenhuma ligação aos movimentos sociais da região.

A ação policial aconteceu na noite da quarta-feira (22). Dos detidos apenas dez ficaram presos, sendo o restante liberado. Segundo o titular da delegacia especializada em conflitos agrários, o bando foi preso depois de ter invadido a sede da fazenda Bandeira Branca, localizada a 35 km de Marabá na BR 155, antiga PA 150. Eles ainda fizeram alguns funcionários de reféns por mais de 10 horas até a chegada da Polícia.

O gerente da fazenda e a esposa contaram que passaram momentos de terror enquanto eram ameaçados pelos invasores.

O grupo estava acampado a cerca de sete quilômetros da sede da fazenda e esta foi a primeira vez que eles tentaram invadir a propriedade. No local ficaram as marcas de vandalismo.

Os móveis foram revirados, esculturas quebradas, portas arrombadas, roupas espalhadas pelo chão. Segundo o gerente, o vidro do carro foi quebrado pelos invasores e as garrafas de bebida jogadas ficaram como prova de que no local o grupo parecia comemorar a entrada na residência.

Os invasores dizem que vão continuar lutando pela posse da terra, a não ser que o proprietário apresente os documentos da fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário