quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Celso Sabino participou do 'Sem Censura'

23.11.2011.

Deputado falou pela Frente Contra-Estado do Tapajós 
 
Foto em destaque

Na série de programas especiais sobre o Plebiscito 2011, que visa consultar a população do Pará sobre a divisão do Estado, o “Sem Censura Pará” desta quarta-feira, 23, recebeu o deputado Celso Sabino, presidente da “Frente Contra a Criação do Estado do Tapajós”. Participaram os jornalistas Kid Reis, Rita Soares e Lígia Maria do programa foi ao ar pela TV Cultura, às 13h30, com transmissão simultânea pela Rádio Cultura FM.

Durante o programa, Celso Sabino esclareceu vários questionamentos de acordo com a corrente de pensamento defendida pela Frente Contra-Tapajós. A divisão do Fundo de Participação dos Estados entre os três Estados, um dos argumentos da Frente Pró-Divisão foi destacado.


Os investimentos nas regiões Oeste e Sudeste do Pará, os gastos para formação da nova máquina administrativa e as novas vagas no serviço público, caso haja a divisão, também foram assuntos bastante questionados. “Vai ter a ocorrência de novas vagas no serviço público, mas um Estado não pode depender de empregos públicos para sobreviver. Um Estado é uma nação, em que todos os setores devem funcionar plenamente. Sabemos que o Pará, como em todo o Brasil, necessita de investimentos na área de políticas públicas, os quais já estamos trabalhando para tentar resolver. Mas não entendemos que a divisão traga benefícios, pelo contrário, só aumentaria esses problemas”, afirmou.

O programa também contou com a participação dos telespectadores e ouvintes da Rádio Cultura, que enviaram suas perguntas pela internet. Um deles foi o professor Paraguassu, que questionou quanto aos critérios de elaboração do mapa proposto pelo movimento separatista. Sabino afirmou que não houve consulta à população belenense e nem estudos para a elaboração do mapa. “O povo não foi consultado para saber se aprovavam ou não o mapa proposto, nem houve um estudo antropológico, social ou ambiental para a elaboração dele. Na verdade, ele é quase que uma cópia do mapa das riquezas minerais e ambientais do Estado, o que mostra os reais interesses de uma elite econômica, financeira e política por trás dessa proposta de divisão”, apontou Sabino.

A entrevista especial com Celso Sabino faz parte de uma série de programas especiais do “Sem Censura Pará” sobre o Plebiscito, que acontece no dia 11 de dezembro. De acordo com as regras do TSE, a ordem das entrevistas foi definida, previamente, por sorteio, como também foi definido o tempo de uma hora de debate e três minutos de intervalo em todos os programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário