quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Periferia de Santarém é castigada pelas chuvas

Periferia de Santarém é castigada pelas chuvas

Periferia de Santarém é castigada pelas chuvas (Foto: Silvia Vieira)
(Foto: Silvia Vieira)
Santarém foi castigada por fortes chuvas desde o início da manhã desta quinta-feira (27). Nas áreas mais baixas da cidade, moradores viram a água entrar por debaixo das portas e tiveram que se apressar para levantar os móveis e impedir que fossem destruídos pela enxurrada.

Nos bairros do Uruará, Esperança e Jardim Santarém, localizados em áreas com maior ocorrência de declives, foram registrados alagamentos e boa parte das ruas ficou intrafegável por conta da erosão. Também há muitos tubos da rede de distribuição de água da Cosanpa expostos e postes de energia elétrica na iminência de tombar.

No Centro da cidade, após duas horas de fortes chuvas, não era possível atravessar ruas como 15 de Novembro, travessa dos Mártires e 15 de Agosto devido à forte enxurrada e o entupimento dos esgotos.

A Defesa Civil do Estado chegou a enviar uma nota de alerta sobre a possibilidade vento forte e chuva mais intensa na parte da tarde. Mas, a chuva deu uma trégua por volta das 16h.

De acordo com Defesa Civil, o volume de chuvas no mês de janeiro já está 30% acima do registrado no mesmo período do ano passado em todo o Estado do Pará. Sendo que as regiões nordeste e oeste do Estado são as mais atingidas pela força da natureza.

João Feitosa, meteorologista da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), alerta que os picos de chuvas fortes estão previstos para os meses de fevereiro, março e início de abril. E que esse maior volume de chuvas na região deve-se a dois fatores preponderantes: a Zona de Convergência Tropical e o fenômeno La Niña. (Silvia Vieira/ Sucursal do Diário do Pará em Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário