domingo, 13 de março de 2011

Carnaval no Pará teve um roubo a cada 15 minutos

13.03.2011

Carnaval no Pará teve um roubo a cada 15 minutos


Carnaval no Pará teve um roubo a cada 15 minutos (Foto: Wagner Almeida)
Luís Fernandes, titular da Segup, analisou o Balanço de carnaval (Foto: Wagner Almeida)

Máscaras, fantasias e blocos recolhidos. Enfim, o clima de carnaval no Pará está totalmente arrefecido e o órgão que encabeça o Sistema Estadual de Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup), que estava encarregada de garantir a segurança dos foliões (cidadãos), divulgou ontem pela manhã um balanço da Operação Carnaval 2011, cujo título era “Carnaval da paz, é a gente que faz”.

Embora o balanço tenha constatado uma redução em números absolutos, revelou uma média de um roubo a cada 15 minutos em todo o estado.

Com um contingente de 3,153 agentes de segurança pública (dentre policiais civis, militares, delegados, investigadores, escrivães, agentes prisionais e peritos) espalhados por vários pontos do estado, como Abaetetuba, Bragança, Cametá, ilha do Marajó e o distrito de Mosqueiro, a Segup afirma que o índice de criminalidade no período carnavalesco foi reduzido em 9%, comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo Luis Fernandes Rocha, secretário de Segurança Pública do Estado, registrou-se uma redução principalmente com relação aos homicídios.

“Nesse mesmo período, em 2010, foram registrados 22 homicídios na cidade de Belém. Este ano foram registrados 10 homicídios. Já na Região Metropolitana, em 2010, foram 35 homicídios e, este ano, foram 24”, destacou o secretário.

Quanto à ocorrência de delitos, a Polícia Civil, uma das instituições integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública, informou que houve uma redução de 14% nos registros no Pará. No total, foram cometidos 2.195 delitos, entre 05 e 09 de março.
Delitos foram quase 500 a cada 24 horas

O curioso é que este número absoluto significa uma média de 439 delitos cometidos por dia. Calculado por hora, este número representaria uma média de pouco mais de 18 delitos a cada 60 minutos. No que diz respeito a furtos, foram registrados 372 ocorrências, sendo pouco mais de 74 por dia e 3 por hora.

No distrito de Mosqueiro, onde foram instaladas três câmeras de segurança em pontos estratégicos, peritos do Centro de Perícias Renato Chaves realizaram perícias em três imóveis que acabaram sendo arrombados durante as festas de carnaval.

Por outro lado, avaliando os números com mais profundidade, chega-se à conclusão que um furto era praticado a cada 20 minutos, durante o período carnavalesco, em todo o estado do Pará. A mesma linha de raciocínio pode ser adotada com relação ao índice de roubos.

Apesar de ter sido reduzido de 482 para 381, somente na Região Metropolitana, a média registrada também é de 3 roubos a cada uma hora, o que representa um roubo a cada 20 minutos.
Combate às drogas é prioridade, diz Segup

As ocorrências de furtos e roubos de veículos, por exemplo, aumentaram ligeiramente. Em 2010 foram 85 registros, enquanto que em 2011 foram 86 casos. Na RMB foram 15 ocorrências contra 13 do ano passado. Por outro lado, o secretário Luis Fernandes Rocha enfatizou que as ações contra o tráfico de drogas foram intensificadas. De acordo com ele, o número de apreensões de drogas aumentou em 188%.

Somente na Região Metropolitana de Belém, foram 14 apreensões por dia. “Esse tipo de operação é nosso eixo estruturante”, ressaltou.

SISTEMA

O Sistema Estadual de Segurança Pública é composto pelas policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).

Para este carnaval, essas instituições contaram com o apoio do Pró-Paz, Polícia Rodoviária Federal, Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), Guarda Municipal de Belém e prefeituras municipais. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário