BELÉM/PA - 03.05.2011.
Vários motoristas entraram ontem na mão errada na via (Foto: Adauto Rodrigues)
Desde ontem, a travessa Marquês de Pombal, no perímetro entre a travessa Curuçá e a rua Jerônimo Pimentel, tem sentido único. Os motoristas que vêm pela Curuçá já não podem fazer a conversão para a travessa. A mudança aconteceu com o objetivo de trazer maior fluidez e segurança ao local, segundo o agente de trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Luiz Freitas, que fazia a orientação aos motoristas.
Freitas afirma que após um estudo realizado na área, onde foi identificada grande dificuldade de entrar e sair da rua, a CTBel resolveu deixar a via com um único sentido. “Alguns acidentes aconteciam aqui nessa conversão. Os motoristas ainda iam mais além e pegavam a contramão na Jerônimo Pimentel para chegar mais rápido à Praça Brasil. Aqui era um trecho de risco”, diz o agente.
Mas a mudança inesperada deixou o trânsito confuso na área. A maioria dos motoristas desavisados tentava transitar pela rua na contramão. Esse foi o caso do motorista Peter Monfort, que por falta de atenção - e informação - entrou no sentido inverso. “Não sabia da mudança. Só tive conhecimento quando cheguei aqui e tive que dar a volta”. Mesmo tendo feito um percurso maior, Peter acha que as melhorias já puderam ser vistas.
Alguns motoristas que vinham pela Marquês de Pombal sem estarem acostumados ao novo sentido da via, que virou mão única, acabaram conturbando um pouco a fluidez no primeiro dia de mudanças. O administrador Ronaldo Melém, que seguia para o bairro da Sacramenta e teria que realizar uma curva para a esquerda, transitou por toda a via na faixa errada, a da direita. Ele afirmou não saber da novidade. “Não vi nenhuma sinalização no início da rua. E quando vi os guardas, achei que fosse blitz. Só depois um agente veio me explicar que a faixa onde eu estava era para quem iria no sentido da Pedreira”.
O motorista de ônibus da linha Marex–Centro, Ricardo Torres, aprovou a mudança. “Antes fazíamos um ‘X’ com os outros carros para conseguir entrar na outra rua e por isso aconteciam muitos acidentes. Muitas vezes deixávamos de pegar passageiros por causa do trânsito confuso.”
ORIENTAÇÃO
Durante 30 dias, haverá sempre dois agentes de trânsito no local para fazer a orientação aos condutores, garante a Companhia de Transportes do Município de Belém - CTBel. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário