Viola deve chegar a Belém até amanhã (28)
Lusa abusa do marketing e aposta na experiência de Viola (Foto: Diário do Pará)
Tetracampeão mundial pela seleção brasileira em 94, o experiente atacante Viola, de 42 anos, será o novo reforço da Tuna Luso Brasileira para a temporada 2011. O procurador do atleta, que está na capital paraense, já acertou as bases do contrato com a diretoria cruzmaltina, e a mulher do jogador já teria telefonado para alguns diretores, perguntando sobre a capital paraense. O atacante virá a Belém na tarde de hoje (27) (ou amanhã, pela parte da manhã), apenas sacramentar o negócio.
Os salários do atleta, que ainda não foram divulgados, serão pagos pela empresa que o patrocina. A Tuna não desembolsaria um centavo na negociação, nem pagaria qualquer valor ao seu ex-clube (Juventus-SP), que disputa a Série A3 do Paulistão. A princípio, a aquisição do experiente atleta seria um ótimo negócio para o centenário clube, pois além de não gerar qualquer tipo de gastos diretos, ainda atrairia uma visibilidade enorme à Lusa paraense.
Após a notícia da vinda do atacante, feita em primeira mão pelo DIÁRIO, os telefones dos membros do staff tunante não pararam. “Foi só sair a notícia do Viola que choveu proposta de patrocínio. O assunto foi destaque nacional, passou até no programa ‘Jogo Aberto’ nacional da Band. A Tuna precisa de parceiros para bancar o clube da melhor maneira possível”, afirma Oswaldo Lobato, gerente de futebol da Tuna.
A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica, que teve como resposta definitiva o OK do treinador Flávio Goiano. “A parte do marketing é com a diretoria. Eu procuro ver o atleta, o que ele pode render na Tuna. Deixei bem claro que ele viria para compor o grupo, podendo ou não ser titular”, revela.
Não haverá, no contrato, qualquer cláusula que obrigue o treinador a escalá-lo como titular nas partidas. Porém, a vontade do atacante é estrear neste domingo, na partida entre Tuna e Castanhal. “Ele (Viola) tá muito animado em vir pra cá. Por ele, já jogava no domingo. Me falou que o pessoal daqui vai se impressionar com a sua vontade e forma física”, conclui Oswaldo. A apresentação oficial do atacante deverá ser na festa dos 108 anos da Tuna, na sede social do clube, na avenida Almirante Barroso. Torcida cruzmaltina convocada desde já!
Da Fazenda para o velho Souza
Paulo Sérgio Rosa, ou simplesmente Viola, nasceu na cidade de São Paulo, no dia 1º de janeiro de 1969. Com mais de 20 clubes na carreira, contando equipes profissionais e amadoras, o craque iniciou no Corinthians, em 86. Dois anos mais tarde, no Paulistão, marcou o gol do título do Timão, depois de ter entrado no segundo tempo. Passou um período sem marcar gols e foi emprestado para equipes menores, como o São José (SP), até retornar para o clube paulistano em 92 e ter um de seus melhores momentos na carreira. As boas apresentações lhe renderam a convocação para a seleção brasileira, que foi tetracampeã mundial nos EUA em 94. Foi banco do Bebeto na ocasião. No ano seguinte, foi para o Valencia e rodou por vários clubes, como Santos, Palmeiras e Vasco. Ganhou, nesse período, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Mercosul, dentre outros títulos. Foi também artilheiro do Brasileirão de 98. A partir dos anos 2000, a carreira do atacante entrou em declínio, começando com sua ida para o Gaziantepspor (TUR).
A FAZENDA
Sem o mesmo pique de outrora, Viola atuou em equipes de menor porte. Guarani, Bahia, Juventus (SP), Duque de Caxias, Uberlândia (MG) e Brusque (SC) foram alguns dos destinos do craque. Chegou a ser contratado pelo Flamengo em 2005, mas o clube não pagou seu empréstimo. Como últimos ‘grandes feitos’, Viola estava no grupo do Resende, que eliminou o Flamengo da taça Guanabara de 2009, num Maracanã lotado. Ano passado, na equipe do Brusque (SC), o jogador começou bem o campeonato catarinense, marcando seis gols em sete partidas.
Não prosseguiu por indisciplina, a principal causa de sua saída na maioria dos clubes por onde passou. Atuou também no ShowBol, espécie de futebol-pelada das estrelas, e participou do reality show ‘A Fazenda’, em julho passado, sendo o sétimo eliminado do programa, com 76% de rejeição do público, um recorde não superado até hoje. Viola também foi preso em 2006 por porte ilegal de armas, passando alguns dias na cadeia, e se envolveu recentemente em um ‘quebra-pau’ atuando pelo Corinthians no ShowBol, agredindo o arbitro na partida contra o Botafogo, em novembro passado. Problema à vista para o treinador Flávio Goiano? Só o tempo irá dizer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário